Seguidores

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Festa do Café e Biscoito



Minha boca enche d´água com estas maravilhas mineira. Cada biscoito delicioso feito com muito carinho e claro... receitas tradicionais... repassadas ao longo dos anos de mães para filhas...
Com certeza nos temos tesouro, a cidade de São Tiago. Com suas delícias e encantos mineiros.
Vale a pena da uma conferida nesta festa lindíssima e apetitosa!
Viva São Tiago!



A pequena São Tiago, atualmente com uma população de 10.500 (dez mil quinhentos) habitantes, localizadas na região das vertentes, situação geográfica que privilegia com a inserção nos projetos Estrada Real e Trilha dos Inconfidentes, é o orgulho de seus filhos.
Historicamente, São Tiago já é conhecida como a “A Terra do Café-com-Biscoito” devido ao seu passado como ponto de parada de tropeiros e viajantes que por aqui transitavam rumo ao Triangulo Mineiro e Goiás.
Estes comboios, vindos principalmente do Rio de Janeiro, eram aqui acolhidos com hospitalidade, sendo-lhes oferecidas fartas mesas de quitandas e uma culinária riquíssima de forno e fogão. A cada parada no pequeno arraial denominado “São Tiago”, estes viajantes saboreavam receitas deliciosas que iam sendo repassadas de geração em geração.
Essas receitas trabalhadas artesanalmente, mantendo sua qualidade e satisfazendo o paladar dos mais exigentes degustadores, constituem terreno fértil para brotar a idéia de se realizar em São Tiago, uma grande festa para um Café-com-Biscoito, oferecendo-o àqueles que ajudaram e ajudarão a compor sua história.
Assim em 1999, é instituída a “Parada do Café-com-Biscoito”. Evento que propícia os são-tiaguenses o resgate de suas tradições, o fortalecimento de valores locais e regionais e atrai um número expressivo de turistas e visitantes.
Para que não deixemos somente a cargo da memória o registro de fatos tão decisivos para nossa história, outros recursos se fazem necessários; as fotografias, vídeos e registros escritos que expressam as Festas do Café-com-Biscoito.
Nós, os são-tiaguenses, orgulhamos de escrever bem as páginas de nossa história e enriquecê-la, a cada ano, através da Festa do Café-com-Biscoito.
A Festa do Café-com-Biscoito constitui um marco no desenvolvimento sócio-econômico cultural de São Tiago, cuja projeção extrapola as fronteiras do município, pois, propicia aos patrocinadores o marketing de suas empresas e fortalece seu compromisso com o cultural.
Atualmente contamos com 40 pequenas indústrias de biscoitos artesanais que absorvem uma mão-de-obra equivalente a 10% da população do município no emprego direto e indireto.


Mais detalhes... esta tudo aqui no site da Cidade São Tiago é so clicar... e saborear com lindas fotos.

Um comentário:

  1. Minhanossa! Se eu estivesse aí, nessa festa, ia ser um "estrago"...
    Tudo o que eu gosto!
    Bj

    ResponderExcluir

Adoro ler seu comentário. Isso me deixa muito mais feliz. Obrigada!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Atalho do Facebook

cottage - treasured blogger